Como alguns dos estimados leitores sabem eu fui "aderente" do Bloco de Esquerda durante a minha adolescência, tendo começado o meu percurso político num dos movimentos/partidos políticos que entrou pouco após a fundação desta, na época, confederação de esquerda. Esse movimento era o Ruptura/FER, já na época liderado por Gil Garcia, o maior dos críticos da liderança de Francisco Louçã, provavelmente por se situar mais à esquerda que o próprio, Miguel Portas, Ana Drago, Fernando Rosas e restante direcção - novamente reeleita e onde só ficou a faltar a Joana Amaral Dias, mas isso fica para outro post.
A minha primeira nota nesta Convenção do BE vai precisamente para Gil Garcia, que viu a sua "moção C" ter 60 votos, ficando à frente da "moção B" de Joana Amaral Dias que teve apenas 19 votos e ficando muito atrás da "moção A" de Louçã, que que teve 424 votos. O Ruptura/FER é um movimento trotskysta, que se posiciona internacionalmente numa das facções da IV Internacional, a Liga Internacional dos Trabalhados (LIT), representada no Brasil, por exemplo, pelo PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado). Como já disse em cima, o Ruptura/FER está à esquerda do bloco e por isso tem motivado tanto debate no seio do mesmo - só estranho que a força que tem vindo a conseguir dentro do movimento não se repercuta nos deputados - de facto, este movimento é o único que nunca teve direito a representação parlamentar nas listas do BE. Isto mostra o "aburguesamento" vivido neste novo partido social-democratizante que vai piscando o olho a Alegre.
No entanto, Gil Garcia, que não tem um nome muito diferente de Garcia Pereira, tem razão em algumas coisas que disse. A Helena Roseta pode ser um problema para o BE como foi José Sá Fernandes, agora costista de gema. Para além disso, Manuel Alegre não dá confiança nem trás vantagens ao BE. No fundo, a intervenção do líder do Ruptura/FER teve lógica, pelo menos alguma lógica - quanto mais não seja a lógica de mostrar ao país que o BE já não é um partido anti-sistema e que cada vez mais tem mais vícios advindos dele.